SHIFT
Autora: Em Bailey
Editora: Fundamento
Páginas: 288 páginas
Resenha escrita por: Rayanni Kellsin
Compre aqui!
Olive Corbett não é louca. Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do 'incidente', o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas. E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente ''sugando'' a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é? Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama? Shift é uma história arrepiante que vai levar você a um final surpreendente.
Shift é um YA lançado pela Editora Fundamento em 2017 e na minha opinião é um livro bem injustiçado, pois o pouco que ouvi sobre ele não fez jus a história maravilhosa que encontrei nas páginas deste livro.
Aqui iremos conhecer Olive Corbett, uma jovem que sempre fora acostumada a ter tudo em sua vida, dona de uma beleza estonteante, a jovem sempre soube o poder que tinha sobre as pessoas e nunca poupou esforços para manipulá-las, principalmente sua ex melhor amiga Katie. Entretanto, a vida sempre nos surpreende não é mesmo?! E após um incidente, Olive se viu sozinha, sem amigos e totalmente excluída por todos à sua volta.
Com a chegada de Miranda Vaile tudo muda, ela aparece na vida dessas garotas e se mostra exatamente como Olive era (até pior), sempre em busca daquilo que mais quer e seu foco está totalmente em Katie.
Olive não gosta da forma como Miranda parece estar manipulando Katie, principalmente quando a garota aparece mais magra e fraca conforme os dias vão passando. Olive não sabe como, mas é como se Miranda fosse uma sanguessuga e estivesse roubando toda a energia de Katie, mas será que isso é mesmo real ou não passa de uma fantasia criada pela sua mente afetada?
Eu não conhecia a autora e esse primeiro contato já me deixou ansiando por mais obras neste estilo.
Aqui temos uma escrita bem leve e fluída, a autora nos presenteia com uma obra muito necessária ao abordar temas como "Pressão psicológica", "Amizades tóxicas", entre outros, trabalhados de forma bem sucinta. A obra é muito profunda nessas questões e nos faz refletir muito durante a leitura.
Uma das coisas que mais gostei foi a mistura de gêneros que compõem a obra, temos romance, muito drama, suspense e mistério! Tudo na medida certa e que funcionaram perfeitamente juntos.
Os personagens de Bailey são extremamente enigmáticos e muito bem construídos. Por se tratar de YA e ter um cenário estudantil, pensei que ia encontrar personagens mais infantis, porém eles são bem maduros para a idade deles, principalmente por suas ações (que não são nada infantis).
Por falar em personagens, Olive foi uma que eu amei! Antes do incidente, ela não passava de uma garota fútil e que não se importava com nada, mas após esse episódio ela mostrou uma mudança enorme e evoluiu muito dentro da história, e com certeza essa mudança foi um dos pontos mais altos da história.
Em geral é uma obra bem interessante pelos temas abordados e pela forma em que foram trabalhados dentro da história. A capa desse livro é incrível e só depois que você lê consegue entende-la melhor.
Olá Leo, tudo bem?
ResponderExcluirQue resenha excelente. Não conhecia o livro e nem a autora, mas pela resenha fiquei bem interessada, fiquei curiosa com esse "incidente" da Olive, e eu gosto bastante de temática que envolvam adolescentes. Parece ser uma história boa mesmo. Vou anotar.
Abraços
Ei, Leo.
ResponderExcluirAqui, confesso que, na hora que vi que era uma abordagem meio teen, fiquei um pouco desinteressado.
Mas a resenha é escrita com tanta vontade que me deu até curiosidade.
Por óbvio, livros teen sempre misturam muito gêneros, mas adorei que vc enfatizou que esse é o forte do livro. Quando bem feitos, ficam excepcionais.
Entrou na minha lista!
Olá!
ResponderExcluirTemas interessantes e muito bons para serem abordados em YA. Quem nunca, não é? E o público alvo geralmente é o mais afetado por eles. Vale a leitura!
Abraços!
Oiii,
ResponderExcluirparabéns pela resenha!, eu em particular não conhecia nem a autora nem o livro, tive minhas primeiras impressões agora. Conclui que parece um ótimo livro! aborda diversos temas interessantes, e esses livros que mostram evoluções ao decorrer da história me prende bastante
Nota que é um livro injustiçado, não conhecia ele :( Lembrei até do livro Sai de casa, levei meu cachorro, que acho bem injustiçado também.
ResponderExcluirGostei bastante que você falou dos bons personagens que ele tem. Acredito sempre que quando é bem escrito vale a pena
Amei ter tido a oportunidade de ter conhecido essa história, uma história realmente injustiçada pois é uma obra muito interessante.
ResponderExcluirBeijos
Oi Léo! Só de ler sua resenha, já vejo um livro injustiçado. Ele é meio "antigo" e nunca tinha ouvido falar dele. E é, o que parece ser, uma pena. Achei super o estilo de livro que gosto e fiquei muito interassada em descobrir mais sobre Olivie e a chegada de Miranda. Vou tentar encontrar ele também. Beijos
ResponderExcluirhttps://almde50tons.wordpress.com/