Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Começamos no início dessa semana uma leitura coletiva de alguns contos do autor H.P. Lovecraft em parceria com a editora DarkSide Books! Dividimos os contos da presentes na antologia "H.P Lovecraft: Medo Clássico Vol. 1" em quatro semanas, onde lemos uma quantidade por semana e discutimos no nosso grupo do whatsapp no domingo!
Enfim, já tivemos nosso primeiro debate a respeito de alguns contos presentes no livro, os que lemos na primeira semana foram: Dagon, A cidade sem nome e Herbert West: Reanimator. Esses contos serviram como uma introdução ao universo Lovecraftiano para muitos do grupo, inclusive para mim! Nesse post eu decidi trazer algumas impressões dos contos e alguns pontos levantados durante nosso debate!
Sempre tive uma curiosidade pra ler algo do autor, sei que a fórmula de horror criado por Lovecraft foi muito repetida na literatura e serviu de inspiração para muitos autores contemporâneos (como Stephen King, por exemplo). E ao ler os primeiros contos de H.P. eu consigo entender o porquê disso.
Uma das primeiras coisas que eu senti ao ler Dagon (que narra a história de um homem que após um naufrago, percorre o território de uma ilha em busca de salvação, mas acaba encontrando uma criatura antiga tão assustadora que seria melhor o personagem ter morrido em alto mar), pude sentir a agonia que o personagem sentiu ao encontrar o horror da criatura mitológica.
A narrativa acontece no formato de um relato, onde o personagem vai contando em primeira pessoa sua experiência macabra, isso faz com que a sensação de desespero aumente ainda mais! Já no conto "A cidade sem nome", o formato de narrativa se repete, e aqui questões como claustrofobia são utilizados de forma genial pelo autor.
De modo geral estes primeiros contos foram ótimos para começarmos a entender mais sobre o universo macabro de Lovecraft, neste domingo irá acontecer nosso segundo debate (de mais três contos presentes no livro), caso queira participar é só pegar o link do grupo na bio! E seja bem-vindx ao horror!