Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje trarei pra vocês três motivos para ler o livro "Uma árvore cresce no Brooklyn", da autora Betty Smith que foi publicado pela editora Verus, selo do Grupo Editorial Record!
#1 - UM CLÁSSICO INSTANTÂNEO
Francie Nolan é uma garota pobre que vive em Williamsburg. um dos bairros periféricos da região do Brooklyn no início do século XX. Em sua realidade triste e severa, Francie precisa lidar com seu pai alcoólatra e sua tia que possuí uma má fama naqueles cortiços, tudo isso para sobreviver naquele lugar tão miserável. Desde seu lançamento (na década de 1940), o livro já foi considerado um clássico instantâneo, sendo impresso milhares de cópias para a distribuição entre os soldados que travavam os conflitos da segunda guerra mundial.
#2 - UM ROMANCE DE FORMAÇÃO EMOCIONANTE.
Romance de formação é aquele que narra boa parte da vida de determinado personagem, dando atenção ao seu amadurecimento conforme o tempo passa e as situações vão ocorrendo. Nesse livro, Francie Nolan é aquela que amadurece durante toda a história! É muito bonito ver a forma como a protagonista vai crescendo e se distanciando daquela figura reprimida e magricela das primeiras páginas.
#3 - O RETRATO SOCIAL DE UMA ÉPOCA
Em "Uma árvore cresce no Brooklyn nós temos a exata situação da periferia de Williamsburg, o que é considerado hoje um bairro belíssimo da cidade de Nova York, no início do século XX era visto como uma periferia extremamente pobre e imunda. O livro narra o quão o lugar era inóspito aos seus moradores, seja pela manifestação de pragas e gripes que atingia os moradores, ratos que espalhavam doenças, esgotos a céu aberto e péssimas condições que higiene no geral. É assustador ler sobre tudo isso, mas extremamente necessário para compreender o quanto aquelas pessoas foram marginalizadas durante tanto tempo.
Essa leitura se faz extremamente relevante e importante, por isso minha indicação fica aqui pra todos conferirem! Um abraço!