Autor(a): H.P. Lovecraft
Editora: Sebo Clepsidra
Contos reunidos do mestre do horror cósmico (segunda edição revista e ampliada) recolhe pela primeira vez em língua portuguesa o cerne da produção lovecraftiana: a narrativa curta completa, composta de todos os contos à exceção das novelas, noveletas e romances breves, de seus escritos como ghostwriter e das histórias de autoria compartilhada. Para traçar um panorama coerente da opera lovecraftiana, as 61 histórias foram divididas em blocos temáticos e anotadas. A organização apresenta vasto apêndice contendo ensaio biográfico, ensaios críticos, iconografia, filmografia, bestiário, poesia, cartas, cronologia e bibliografia elaborados pelos principais estudiosos brasileiros do autor. A introdução e a supervisão editorial são de S.T. Joshi, o maior especialista da atualidade na vida e na obra de Lovecraft.
Uma das primeiras coisas que eu senti ao ler Dagon (que narra a história de um homem que após um naufrago, percorre o território de uma ilha em busca de salvação, mas acaba encontrando uma criatura antiga tão assustadora que seria melhor o personagem ter morrido em alto mar), pude sentir a agonia que o personagem sentiu ao encontrar o horror da criatura mitológica.
A narrativa acontece no formato de um relato, onde o personagem vai contando em primeira pessoa sua experiência macabra, isso faz com que a sensação de desespero aumente ainda mais! Já no conto "A cidade sem nome", o formato de narrativa se repete, e aqui questões como claustrofobia são utilizados de forma genial pelo autor.
Pretendo trazer mais alguns posts abordando esse exemplar fenomenal concedido pelo Sebo Clepsidra, até lá me digam se vocês já leram algo do autor aí nos comentários!