Autor(a): M. P. Neves
Editora: Independente
Páginas: 350
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.
Para debelar a conspiração que ameaçava seu império, Hakim eliminou seus altos sacerdotes. Nem mesmo Rasser, seu mentor e velho amigo, escapou ao julgamento divino. O peso do império sobre seus ombros nunca foi tão grande, mas Hakim não será esmagado. Defenderá Var Khalad até o amargo fim.Moira dos Brunehald agora lidera seu próprio bando de guerreiros bárbaros. Seu poder necromântico floresce a medida que se aproxima da fronteira imperial, e suas sombras inquietas uivam por vingança.Ambos trilharam caminhos tortuosos. Seu encontro abalará as fundações de Noltora para sempre.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Asas sob o abismo lançado de forma independente. O livro é de autoria de M. P. Neves e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Com a aquisição de Hakim para a figura de poder máximo de Noltora, o novo Imperador-Deus precisa batalhar contra a figura dos abissais, criaturas nefastas que almejam controlar todo o território humano, e também precisa batalhar contra o interesse de seus próprios sacerdotes, dos quais juram aliança e servidão a figura milenar do Imperador (mesmo alguns deles tendo outros objetivos).
Por outro lado, Moira é uma jovem que tem um único objetivo: vingar-se contra a figura do Imperador-Deus. Sua trajetória, no entanto, é complicada - e seus poderes, limitados -; todavia, conforme suas perícias como necromantes vão evoluindo (graças ao seu aprendizado com Sev), cada vez mais a garota se aproxima de estar pronta para o grande encontro entre ela e Hakim.
E esse encontro acontece! Estava extremamente ansioso para o momento em que ambas as histórias (isso porque o livro traz o ponto de vista de ambos os personagens, intercalando os capítulos) se cruzassem, e veio aí! O encontro foi com certeza um dos pontos altos dessa série que fica cada vez mais incrível e mais eletrizante!
Há uma súbita diferença na narrativa entre o primeiro e o segundo livro da série Noltora, isso porque o primeiro, Máscaras para os mortos, conta com uma trama política mais acentuada, além de introduzir muitos elementos da cultura daquele mundo (brilhantemente criado por M. P. Neves) e todas suas nuances - como o uso da taumaturgia, a necromancia, as ordens hierárquicas dentro do reino de Hakim e etc.
Nesse segundo livro, o autor não precisa mais ser tão didático, e por isso "Asas sob o abismo" conta com um maior número de cenas de batalhas e/ou conflitos físicos que exigem o máximo das perícias físicas e psicológicas dos personagens! Além de ser um livro menor em páginas, acredito que ele seja mais fácil de ser devorado do que o primeiro livro, justamente pelo fato do leitor já estar acostumado com alguns elementos da história.
Por mais que eu tenha lido o primeiro volume já faz um ano, foi fácil relembrar dos principais acontecimentos para ligar os pontos com o início dessa nova parte da história (mérito que também vai ao autor, por criar um início que se auto explica e também nos ajuda a lembrar de tudo).
A inserção de monstros ainda mais perigosos e um cenário político ainda mais afiado faz com que a série cresça muito nesse segundo volume! Mal posso esperar pelos próximos para continuar a acompanhar esses personagens tão bem construídos. Até lá, que tal conhecer a série Noltora?