LOVECRAFT - POE
Autor(a): Alberto Breccia
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 200
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.
No início dos anos 1970, durante uma viagem de Madri a Milão, Alberto Breccia compra uma edição barata com os contos de H.P. Lovecraft. O episódio o transporta imediatamente para a sua adolescência em Buenos Aires, quando nas páginas da edição argentina da revista Weird Tales entrou pela primeira vez em contato com o universo daquele que, segundo Neil Gaiman, é “o começo de toda a literatura de horror”. Nos anos seguintes, Breccia criaria versões para clássicos de Lovecraft e também de Edgar Allan Poe, testando diversas variações estilísticas e demonstrando seu domínio excepcional do desenho e da composição. Das experiências com colagem e monotipo de “O chamado de Cthulhu” à montagem cinematográfica e minimalista de “O coração delator”, dos tons grotescos de “William Wilson” ao clima expressionista de “O estranho caso do Sr. Valdemar”, o virtuosismo e a desenvoltura de Breccia assombram. Exemplo extraordinário da complexa relação entre literatura e quadrinhos, o mundo dos dois mestres do horror ressurge mais perturbador do que nunca. “Eu não queria oferecer ao leitor apenas a minha visão”, anotou Breccia, “também queria que cada leitor acrescentasse algo de seu, que utilizasse a base que eu fornecia para revesti-la com seus próprios temores, com seu próprio medo”.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Lovecraft - Poe lançado pela Quadrinhos na Cia. O livro é de autoria de Alberto Breccia e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Em uma HQ que traz alguns dos elementos mais macabros de dois mestres do horror, Alberto Breccia evoca diversos contos de H.P. Lovecraft e Edgar Allan Poe em uma visão única e assombrosa. O livro é dividido em duas principais partes, aquelas dedicadas aos contos de Lovecraft e aquela dedicada aos contos de Poe.
Por mais que eu ache a escrita de Lovecraft bem problemática (pelos fatores claramente racistas que contornam suas narrativas), pude apreciar o poder que a ilustração que Breccia coloca nas páginas desse maravilhoso livro, o que faz os contos clássicos ganharem uma releitura pra lá de visceral.
Por isso, gostei muito da releitura dos contos de Edgar Alan Poe que o autor traz. A obra do autor está rodeada de contos macabros, que exploram a psique humana da forma mais bárbara possível. Seja através de situações de puro confinamento e agonia (como visto em O Poço e o Pêndulo), ou então de loucura e até mesmo possessão (como visto em O Gato Preto), as histórias do Poe tem o poder de ainda nos perturbar quase 200 anos após serem escritas.
Não é pra tanto que seus contos já foram adaptados e utilizados para criação de novos filmes e série. O autor está como o terceiro mais adaptado para o cinema de toda a história! Com 251 adaptações, ele só perde pra Charles Dickens e Willian Shakespeare e agora adaptados pra esse livro incrível.
O formato grande com certeza auxilia na imersão da obra, pois aqui temos uma compilação das melhores ilustrações de Alberto Breccia. Talvez o casamento entre enredo e ilustração tenha se dado melhor nos contos do Poe, isso porque nos do Lovecraft o texto é mais denso, e por isso não acaba se encaixando tão bem assim.
De qualquer forma, a compilação é impecável e os traços de Breccia realmente impressionam, gostei muito da forma como a coletânea foi composta e esse livro com certeza é um triunfo para aqueles que amam um conto de horror!