Organizadores: Daniela Terehoff Merino
Editora: Dialética
Páginas: 170
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.
Deixe um sentimento pequeno e indesejável tomar forma, e você acabará devorado. Esta é uma narrativa incomum, situada em um mundo medieval mágico e nebuloso: com direito a uma criatura inofensiva que é tornada um monstro por mãos alheias, somada à mescla de narrativas de dois jovens, aparentemente distantes um do outro, mas que possuem mais em comum do que poderiam supor. O amargurado Joseph e seu complexo de inferioridade em relação ao irmão gêmeo; a princesa Olina e sua inveja das duas irmãs mais novas. Enquanto Joseph deseja matar a sombra de seu igual e provar o verdadeiro valor a todos de seu pequeno vilarejo, Olina busca mudar seu destino e acaba tomando decisões trágicas que afetam todo o reino de Erwinshire. E quanto ao Sabiá...? Bem, ele não queria senão cantar em paz em sua terra natal do outro lado do mundo, e acabou envolvido em uma trama da qual nunca pensou um dia poder fazer parte.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O sabiá carnívoro lançado pela editora Dialética. O livro é de autoria de Daniela Terehoff Merino e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Em "O Sabiá Carnívoro", mergulhamos em um mundo medieval mágico e nebuloso chamado Erwinshire, onde a magia das palavras se entrelaça com os sentimentos mais profundos dos personagens. A autora, Daniela Terehoff Merino, nos presenteia com uma história que mescla elementos de fantasia, conto de fadas e reflexões sobre a condição humana.
A história começa apresentando Joseph, um personagem que luta para estabelecer sua própria identidade e vive tentando sair da sombra de seu irmão gêmeo (que parece ser melhor do que ele em tudo). É difícil não torcer por ele e por sua busca incansável em provar seu verdadeiro valor para seu vilarejo, mesmo que o personagem seja guiado pela inveja que cresce dentro de si, alimentada pelas comparações com seu irmão gêmeo.
Em paralelo, somos apresentados à princesa Olina, uma personagem que luta contra a inveja que sente em relação às suas irmãs mais novas, principalmente Pariã, sua belíssima irmã mais nova. É guiada pela inveja que Olina acaba se envolvendo com uma feiticeira chamada Marfa. Um acordo é posto a Olina para atender seus desejos, mas as cobranças que ele exige podem ser demais para todo o reino.
O encontro entre essas duas narrativas aparentemente distantes é habilmente construído pela autora, revelando conexões surpreendentes entre Joseph e Olina, que têm mais em comum do que poderíamos supor. Mas onde o Sabiá que ocupa o título entra nisso tudo?
A presença do Sabiá, uma criatura inofensiva que se torna um monstro por mãos alheias, e o resto é história!
Gente, eu amei tanto essa história! Principalmente depois de ter lido uma entrevista dada pela autora para a revista Conexão Literatura. Através da entrevista com a autora, entendemos que "O Sabiá Carnívoro" surgiu como uma brincadeira que cresceu e ganhou vida. A inspiração para o título veio de uma sugestão do cunhado de Daniela, e a história foi sendo moldada ao longo do tempo, trazendo à tona temas como a importância das pequenas coisas negligenciadas que se tornam difíceis de suportar.
Além disso, a autora destaca a influência da literatura russa, contos de fadas e literatura fantástica em sua obra. Essas influências são perceptíveis na riqueza dos personagens e na construção do mundo mágico em que a história se desenrola.
Outro aspecto interessante é o trabalho de ilustração elaborado por Cláudia Andréia Terehoff Merino, irmã de Daniela, que foi coautora das ilustrações. As ilustrações desempenham um papel fundamental na história, dando vida aos personagens e enriquecendo a experiência do leitor. Eu amei MUITO essas ilustrações e todo o cuidado que a edição teve em oferecer uma experiência de imersão na história, seja na diagramação ou nas ilustrações que cada início de capítulo tem!
A habilidade da autora em criar conexões entre os personagens e desenvolver suas jornadas realmente é notável. Eu gostei muito da forma como a narradora conversa com a gente durante a história, nos mostrando detalhes da narrativa e seus personagens, isso além de resgatar núcleos e assuntos importantes para o desenvolvimento do livro.
Recomendo "O Sabiá Carnívoro" a todos que buscam uma leitura envolvente, repleta de emoções e reflexões profundas sobre a natureza humana. Daniela Terehoff Merino nos presenteia com uma história mágica e tocante que fica gravada na memória do leitor mesmo após o término da leitura.
Leia a entrevista completa da autora clicando neste link