15 de fevereiro de 2024

RESENHA: PAIS E FILHOS

 



Organizadores:  Ivan Turguêniev
Editora: Antofágica
Páginas: 336
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Estátuas, cofres e paredes pintadas decoram a pacífica propriedade rural de Arkádi. A chegada de seu amigo Bazárov, no entanto, faz subir a poeira dos velhos tapetes e revela o mofo que domina o discurso dos parentes mais velhos. Primeiro personagem niilista da literatura, Bazárov rejeita qualquer tipo de autoridade e não tem medo de confrontar os hábitos e pensamentos de seus anfitriões. Este encontro entre uma geração romântica e idealista e outra combativa, que já não se alimenta de ilusões perdidas, é o que dá vida a um dos maiores romances da literatura russa.Publicado em 1862, este romance uniu-se à linhagem de obras incendiárias de Turguêniev. Quase dez anos depois de influenciar o movimento de emancipação dos servos com Memórias de um caçador, Pais e filhos surge no contexto turbulento de ascensão do movimento democrático revolucionário na Rússia. Devido ao caráter revolucionário de sua obra, Turguêniev foi acusado de inspirar os incêndios que, à época, tomaram conta de São Petersburgo.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Pais e filhos lançado pela editora Antofágica. O livro foi traduzido por Lucas Simone e é de autoria de Ivan Turguêniev e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



"Отцы и дети", ou melhor: Pais e filhos, foi lançado em um momento crucial para a história a Rússia, em um período que marca uma transição social e política do século XIX. Mais precisamente em 1862, esse foi meu primeiro contato com a escrita de Ivan Turguêniev. 

Não tenho muita experiência lendo clássicos russos, já li um ou outro lido de Dostoiévski e um livro do Tolstói, todas novelas curtas e nenhum épico (como Guerra e Paz, por exemplo). Então esse livro foi o maior que eu já li, e fiquei aliviado em ver que a narrativa não era complicada e nem trazia muitos personagens. 


A trama circula em torno de duas famílias aristocráticas: os Bázarov e os Kirsánov. Conhecemos então Arkádi Nikoláievitch, um jovem que está voltando para casa para rever seu pai, Nikolai, e demais membros da família. Junto consigo está Ievguêni, seu melhor amigo que tem uma visão progressista a respeito do mundo e das coisas. 


Enquanto Ievguêni conduz Arkádi a conceitos e ideias, Arkádi introduz Bázarov na vida da aristocracia rural russa,enquanto engajam-se em diálogos que refletem as tensões entre as gerações, principalmente com relação a Nikolai e seu irmão, Pável. Estabelece-se então um conflito entre as ideias emergentes do niilismo dos mais jovens contra a resistência das tradições sociais.


O conflito atinge seu ápice quando Bázarov se apaixona por Anna Odíntsova, uma mulher sofisticada e mais velha, também simpatizante do niilismo, da qual é super mal vista por Pavel, tio de Arkádi. 

Eu sinceramente não esperava que fosse me divertir lendo esse livro, mas acabou acontecendo! A escrita de Turguêniev traz uma acidez e um sarcasmo que são muito gostosos de se ler, isso é refletido nos personagens e nos embates que eles têm. Não é a toa que o autor foi culpado de ter inspirar incêndios em protestos que ocorreram na Rússia durante a época de lançamento do livro. 


Parece absurdo, mas ao vermos a literatura como uma fagulha de revolução, torna-se compreensível a lógica. Pais e filhos tem essa capacidade de nos fazer refletir sobre os valores morais de uma sociedade decadente, não é difícil imaginar o impacto que essa história teve quando lançada. 

Eu gostei muito, fiquei surpreso com o final e também com a facilidade que tive para ler o livro. Talvez seja uma boa entrada para aqueles que querem descobrir autores russos mas não saiba por onde começar. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: O VISCONDE DE BRAGELONNE

  Organizadores:   Alexandre Dumas  Editora:  Zahar Páginas:  600 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Trinta anos s...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!