18 de abril de 2024

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"




Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro. 

Rotas de Fuga é um romance em que a diversidade de vozes narrativas, acrescida de uma linguagem na qual domina uma atmosfera de incertezas e de ambiguidades, justificam o estilo da narração. Tem como protagonista Helena, quem, na pretensão de escrever um romance, sentindo-se traída pela memória, busca auxílio em um narrador que a socorre quando do preenchimento dos seus vazios. Na condição de narradora depara-se com bloqueios que vão se insinuando no enredo e que por vezes a levam a interromper o discurso. Como compensação à precariedade da sua memória recorre aos sonhos (?) ― os maiores responsáveis pela citada ambiguidade ― por lhe provocarem o despertar de uma memória ficcionada, desvinculada, na maior parte das vezes, da temporalidade.

  

Vamos ao post, mas antes: Compre o livro clicando aqui

1. Uma fusão de gêneros

Em "Rotas de Fuga", Cleone Ribeiro para dentro da mente de Helena, uma aspirante a escritora em busca de sua identidade e criatividade. A narrativa flerta com diversos gêneros, misturando elementos poéticos, autobiográficos e ficcionais, realmente é uma experiência ler esse livro! Ao explorar os sonhos como portais para uma dimensão onde passado e presente se fundem, o livro desafia as fronteiras da realidade.

2. Personagens que marcam

Ao lado de Helena, somos apresentados a uma série de outros personagens que enriquecem ainda mais a história de Cleone Ribeiro. A relação conturbada entre Helena e sua filha Laura, por exemplo, é intensa e conflituosa. Além disso, a presença do narrador auxiliar, que se entrelaça com a voz de Helena, nos convida a refletir sobre o processo de contação de histórias e o ato de criar literário.

3. Estrutura narrativa que surpreende

Embora a estrutura não linear possa surpreender o leitor no início, é essa mesma complexidade que confere à narrativa sua profundidade e ressonância emocional. Em vez de seguir uma linha narrativa convencional, "Rotas de Fuga" navega em um mar de lembranças, refletindo a natureza muitas vezes fragmentada e dispersa da mente humana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EUDAIMONIA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler "Eudaimonia: de palhaço cruel a paixões políticas...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!