6 de junho de 2024

RESENHA: OS SETE CÉUS





Organizadores:  Vinicius Littig
Editora: Astrolábio
Páginas: 472
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

O temido dia do apocalipse veio em um conflito que nunca chegou a um término. Céus e inferno disputam uma guerra que se arrastou pelas eras, e que obrigou anjos a assumirem uma forma carnal e trocarem seu reino eterno por anos de angústia e sofrimento em uma luta sem fim contra os caídos e a horda de seres do submundo. Em meio a esse conflito, nasce um jovem anjo de cabelos rubros. Descendente de famílias proeminentes nesse reino mortal, as expectativas sobre seu futuro são imensas; tão grandes que forçam sua imaturidade a aceitar uma jornada de descobertas traumáticas que deixarão marcas em sua carne e sua alma. Seu futuro mistura-se a um passado tão antigo quanto a própria idade do universo e, pouco apouco, sua sanidade será perturbada pelo enigma que todo ser consciente um dia já vislumbrou: afinal, qual é o seu propósito?

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Os sete céus: O chorar dos anjos, livro 1 lançado pela Astrolábio. O livro é de autoria de Vinicius Littig e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  

Vejo os horrores da guerra
Na face sem vida dos meus companheiros
Vejo os lábios da sorte
Sorrirem para suas próximas vítimas
Vejo o medo morte
Nos olhos lacrimejantes das famílias
Vejo um destino insensível
Ceifar a vida de meus estimados amigos
Imortais apenas nas lendas dos homens

No primeiro volume da série "Os Sete Céus" conhecemos o reino de Sigillum, que trava uma guerra entre céu e inferno, uma batalha que atravessa eras sem uma solução à vista. Esta guerra incessante obriga os anjos a abandonarem seu reino e assumirem formas humanas, trocando a eternidade por uma existência marcada por sofrimento e angústia. Eles lutam incessantemente contra os caídos e as hordas infernais, num embate que parece não ter fim.

É aí que conhecemos Ronan, um celestial marechal que é responsável por parte do exército do reino. Casado com Tera, filha do rei Irving, Ronan tem uma grande responsabilidade em mãos ao precisar conter a horda de submundamos que ameaça Sigillum a todo momento, ao mesmo tempo em que precisa lidar com seu irmão invejoso e extremamente volátil, Yurius. 

No meio a isso tudo, Tera fica grávida de Ronan. Qlon acaba então crescendo escutando as histórias de seu corajoso pai e acaba carregando consigo a responsabilidade de ser o futuro rei. À medida que ele cresce, seu destino se entrelaça com um passado tão antigo quanto a própria idade do universo. 

Esse vínculo misterioso começa a corroê-lo por dentro, pois ele é constantemente assombrado pelo enigma que aflige toda criatura consciente: qual é, afinal, o seu propósito? Em sua busca por respostas, o jovem anjo enfrenta desafios que testam sua coragem e sua fé, levando-o a confrontar verdades profundas sobre sua existência e o universo ao seu redor.

Gente, eu sinceramente não esperava um épico de tamanhas proporções logo nas primeiras páginas da série "Os sete céus". Conforme coloquei acima, a história começa com Ronan e Tera no ápice de uma guerra que já dura muito tempo. Uma coisa que eu gostei muito é que a narrativa é tecida através do relato do filho de que ambos ainda terão, o nosso futuro protagonista Qlon. As duzentas primeiras páginas foram no tempo pré-nascimento de Qlon e são um ótimo plano base para mergulharmos nessa história. 

Gostei muito da forma como Vinicius, o autor, consegue criar um grande clímax logo no arco inicial ao propor uma super batalha entre Ronan e Abigor, isso deu um gás para que eu avançasse nas páginas com mais rapidez até que Qlon tome conta da história como protagonista. 

Filho de um casal extremamente importante e futuro rei, acompanhamos então o crescimento do ruivo e sua ascensão até ir para a Base, uma espécie de escola militar para celestiais. Ali, o garoto precisa provar que tem o que é necessário para frequentar a escola e sobreviver a ela. Ali conhece também Lua, sua tutora que irá lhe auxiliar e treinar durante todo seu processo de formação. 

Essa parte em que Qlon está na Base foi minha parte preferida do livro, é ali que conhecemos mais sobre a rica mitologia por trás desse mundo e a forma como Qlon pode ser um futuro grande rei ou um fracasso por completo, sua busca por entender a si próprio e suas origens toma grande parte da história — e é incrível acompanhar isso. 

Depois disso temos uma mudança de atmosfera conforme chegamos em um arco extremamente significativo para Qlon em sua jornada. Explorar os Sete Céus não é algo fácil, nisso o ruivo irá conhecer a famosa árvore de Yggdrasil e entender um pouco mais sua própria história. 

Achei fascinante a forma como, mesmo com quase setecentas páginas, a escrita de "O chorar dos anjos" é super fluida e rápida de ser feita! Devorei esses personagens e o enredo inicial em uma semana e parte disso é pelo fato de estar sempre curioso para saber o que vinha a seguir. 

Amo histórias de fantasia, por isso sou meio suspeito pra falar, mas a inserção de diversos elementos da cultura de D&D e mitologia nórdica e greco-romana me deixou super feliz, isso dá ainda mais complexidade para a construção do reino de Sigillum e dos Sete Céus. 

Por fim, o final do primeiro livro fecha um arco super importante para Qlon e deixa muitas portas abertas para o que pode vir aí, estou super ansioso para saber quais serão os próximos passos de Vinícius e até lá leiam o primeiro volume da série! 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

ENTREVISTA COM MARCINHO DOS SANTOS

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês uma entrevista feita com Marcinho dos Santos o, autor de "As árvores cl...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!