Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês uma entrevista feita com Edilberto Celestino, autor de Grãos de Poeira Sobre os Anjos Encarnados.
Vamos ao post, mas antes: Compre o livro clicando aqui
1. Qual é o contexto histórico e social em que o enredo do livro está inserido?
Em 2024, o Brasil continua liderando o ranking de países que mais matam pessoas LGBTQIA+ no mundo. Partindo da premissa desse ódio profundamente arraigado na nossa sociedade, inspirei-me em plantar uma semente de amor, com o propósito de nos levar de volta ao início da década de 1980, quando essas pessoas eram oprimidas pelo regime, presas, humilhadas, torturadas e mortas simplesmente por lutarem por seus direitos civis. O enredo do livro consiste nessa semente germinando em meio ao caos daquela época, resultando no amor entre dois homens, Pedro Miguel e Gabriel, um anjo "encarnado".
2. Como o livro aborda temas atuais e polêmicos na sociedade?
Atualmente, esses temas continuam causando conflitos ainda maiores entre diversos setores da nossa sociedade. A abordagem, fundamental, sugere ao leitor uma profunda reflexão sobre essas questões polêmicas que facilmente se tornam combustíveis para o ódio, em pleno século 21. Busquei desenvolver uma narrativa repleta de amor, onde um office-boy e um rapaz da elite paulistana se apaixonam. Esse relacionamento é o fio condutor de toda a história.
3. Qual foi o maior desafio na construção do relacionamento entre os personagens principais?
Talvez o maior desafio tenha sido o de não vulgarizar, em momento algum, o relacionamento entre os rapazes. O "salto" talvez seja um ótimo exemplo disso. O foco está na percepção do leitor quanto à possibilidade do surgimento do amor entre os dois rapazes e de quão poderoso esse amor se tornará com o decorrer do tempo.
4. Quais são as principais características das personagens femininas introduzidas no início da década de 1980?
No início da década de 1980, apresento aos leitores uma mulher divorciada, profissional exímia na sua área de atuação e absolutamente independente, inclusive financeiramente, sendo a única herdeira da fortuna da sua família. Essa personagem tem pensamentos completamente opostos às convicções de outra senhora, de família humilde, mas de forte temperamento, que abdicou, por vontade própria, de uma carreira profissional para tornar-se uma exímia dona de casa, mãe de seis filhos rigidamente criados sob os dogmas da igreja católica. Esse embate de pensamentos e ideias divergentes é muito enriquecedor e permeia todo o enredo.
5. Como a primeira parte do livro se conclui e o que podemos esperar da continuação?
A primeira parte do livro termina exatamente quando Pedro Miguel atende ao chamado do seu pai. A continuação trará o resultado desse encontro e a expectativa dos seus desdobramentos. A importância de Gabriel, ao entrar na vida de Pedro Miguel, será evidenciada. Afinal, existiria a presença de um anjo encarnado nesse enredo, e este teria sido designado para uma missão recebida, sendo este o firme pensamento do protagonista.
"Grãos de poeira sobre os anjos encarnados - Segunda Parte" trará revelações, reviravoltas e, claro, muita emoção. O amor entre os rapazes, consolidado e poderoso, conquistará o seu coração.