11 de agosto de 2024

RESENHA: A ARTE DA GUERRA

 



Organizadores:  Sun Tzu
Editora: BestSeller
Páginas: 112
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Elaborados há mais de 20 séculos na China Antiga, os ensinamentos do general Sun Tzu, pioneiro da ciência militar, permanecem relevantes nos dias atuais. Este clássico da estratégia é extremamente útil não apenas para executivos, empreendedores ou chefes de Estado. A arte da guerra é leitura obrigatória para todos que desejam trilhar um caminho de sucesso. Dominar as artimanhas necessárias para vencer as grandes e as pequenas batalhas é questão de vida ou morte. Compreender o inimigo e, mais importante ainda, a si mesmo é fator determinante para o progresso ou para a completa ruína. Por isso, mais que um manual tático sobre como vencer guerras, a obra de Sun Tzu ganhou destaque no mundo moderno como um guia de aguçada sensibilidade e profundo conhecimento sobre a natureza humana.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A arte da guerra lançado pela BestSeller. O livro é de autoria de Sun Tzu e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  

Já ouvi falar desse livro (e muito), mas nunca tinha tido a paciência de lê-lo. Enfim, pra breve contextualização "A Arte da Guerra" é um clássico da literatura estratégica. O A autoria do livro é atribuída ao filósofo militar chinês Sun Tzu, datada aproximadamente do século V a.C. Este tratado, composto por treze capítulos, evoca a sabedoria em diversas áreas além do campo de batalha, como estratégia empresarial, liderança e gestão.

Confiem, esse não é o tipo de livro que  costumo ler, mas no geral achei a leitura (que é breve), bem interessante! O que se destaca na leitura é a abordagem pragmática e atemporal sobre a arte de vencer, enfatizando a importância da preparação, da flexibilidade e da compreensão profunda do terreno no qual se busca alcançar os objetivos. Sun Tzu destaca a necessidade de conhecer tanto a si mesmo quanto o inimigo, em uma análise estratégica como elemento crucial para o sucesso.

Historicamente, "A Arte da Guerra" influenciou inúmeras culturas e líderes ao longo dos séculos. Durante a dinastia Ming, o imperador Hongwu chegou a incorporar os ensinamentos de Sun Tzu em seus princípios de governo. Na era contemporânea, líderes militares, empresariais e políticos, como Napoleão Bonaparte e Mao Zedong, buscaram orientação nas páginas deste tratado.

A interpretação flexível e adaptável das lições de Sun Tzu permite que a obra mantenha sua relevância em diferentes contextos. Na esfera empresarial, por exemplo, estrategistas contemporâneos buscam inspiração em seus preceitos para enfrentar os desafios competitivos do mercado global. A ideia de que a verdadeira vitória reside na capacidade de evitar confrontos desnecessários, maximizando os recursos disponíveis, é um dos pontos explorados por Sun Tzu.

Não está muito na minha área de interesse, mas "A Arte da Guerra"  revela-se um tratado filosófico que aborda temas como planejamento, adaptação, e compreensão estratégica. A atemporalidade de suas lições, aliada à capacidade de se adaptar a diversas esferas da vida, confirma sua posição como uma das obras que ainda são relevantes para algumas rodas de liderança e etc.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: O VISCONDE DE BRAGELONNE

  Organizadores:   Alexandre Dumas  Editora:  Zahar Páginas:  600 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Trinta anos s...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!