11 de agosto de 2024

RESENHA: O VAMPIRO ANTES DE DRÁCULA

 



Organizadores: Vários autores
Editora: Aleph
Páginas: 384
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Aristocratas misteriosos que seduzem donzelas indefesas, uma jovem apaixonada que posa para um retrato pintado com a sua própria vida, uma flor rara que ao desabrochar demanda um tipo bem específico de adubo... Essas são algumas das histórias reunidas em O vampiro antes de Drácula .A minuciosa pesquisa de Martha Argel e Humberto Moura Neto traz ao público uma visão única sobre a construção do mito sobrenatural que forjou o próprio conceito de medo no ocidente e que se tornou um ícone da cultura pop.Com nomes como Edgar Allan Poe, John Polidori, Alexandre Dumas e H. G. Wells, os organizadores mostram o imaginário coletivo que levou à construção de um dos personagens mais emblemáticos de todos os tempos.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O vampiro antes de Drácula, lançado pela editora Aleph. O livro é de autoria de vários autores, foi organizado, comentado e traduzido por Martha Argel e Humberto Moura Neto. A resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Drácula pode ser uma das histórias mais famosas de vampiro que existem na literatura, mas não é a primeira. Antes de Bram Stoker vieram uma série de contos e narrativas que tinham essas criaturas tão populares no imaginário popular e folclórico. 

Com uma pesquisa detalhada, Martha Argel e Humberto Moura Neto apresentam uma perspectiva singular sobre a formação do mito sobrenatural que moldou o próprio conceito de terror no Ocidente e se transformou em um ícone da cultura popular.

Com contribuições de autores como Edgar Allan Poe, John Polidori, Alexandre Dumas e H. G. Wells, os organizadores exploram o imaginário coletivo que deu origem a um dos personagens mais icônicos de todos os tempos e sim, um conto é mais ICÔNICO que o outro. 

Com um panorama histórico que vai desde 1819 e traz quatorze contos, falarei sobre o impacto de um deles aqui pra vocês — o primeiro que compõe essa coletânea: "O vampiro", de John William Polidori. 

Polidori era médico e atendia ao famoso poeta da época, Lord Byron. Em uma noite tempestuosa, Polidori se reúne com o Lorde, Percy Bysshe Shelley e Mary Shelley para uma noite de vinhos e conversas. Devido ao tempo fechado e ameaçador, Byron lança um desafio aos presentes, escrever trechos de alguns contos de horror. 

Byron inicia com um fragmento de uma história, da qual dois amigos estão viajando por vários locais da Europa, ao visitar um cemitério um dos amigos tem uma morte súbita. De luto, o outro homem volta a Londres e ali descobre que seu amigo está vivo! O conto se encerra aí, entretanto Polidori leu a ideia de Byron e inspira sua obra naquele material inicial! 

Então vamos a história: 

Aubrey é um lorde que acabou de atingir sua maioridade, iniciante nos bailes da alta sociedade, o lorde conhece uma figura muito comentada nas ocasiões festivas: Lord Ruthven. 

Ruthven é um homem repleto de mistérios e possuidor de um olhar gélido que parece atravessar a todos que o encontra. Aubrey se vê hipnotizado em seus trejeitos. Após um período os dois desenvolvem uma espécie de amizade, partindo juntos para uma viagem na Europa ocidental. 

Durante a viagem Aubrey nota aspectos estranhos no comportamento de Lord Ruthven, todos com quem o homem parece se envolver parecem ser "amaldiçoados", seja os pobres do qual o Ruthven tenta ajudar ou até mesmo as mulheres que são seduzidas por ele e acabam com uma estranha marca em seu pescoço, logo elas se tornam apáticas e acabam falecendo por fraqueza. 

Vou me conter em não dar mais detalhes sobre a curta narrativa de Polidori, mas reforço aqui o quanto eu fiquei maravilhado com a escrita do autor. Objetiva e ao mesmo tempo enigmática, a trama parece se construir em uma tensão interminável e hipnotizante!

E esse, claro, é apenas um dos contos que protagonizam essa coletânea maravilhosa. Deixarei que conheçam os outro por conta própria! 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EUDAIMONIA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler "Eudaimonia: de palhaço cruel a paixões políticas...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!