4 de agosto de 2024

RESENHA: ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA




Organizadores: Cecília Meireles
Editora: Global
Páginas: 360
Ano de publicação: 2015
Compre através deste link.

Os poemas aqui reunidos – cada qual com vida própria – formam um longo e único poema, lírico e épico ao mesmo tempo em que conta a história de Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira. Elaborado por meio de uma profunda pesquisa, a conspiração revolucionária de poetas é recriada com maestria pela imensa maior referência da poesia, Cecília Meireles.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Romanceio da Inconfidência lançado pela editora Global. O livro é de autoria de Cecília Meireles e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Me lembro de ler "Romanceio da inconfidência" pela primeira vez no ensino médio e ter odiado. Não lembro de muito daquela época, só de ler lido porque era uma obrigação e... bem, não entendi muita coisa. Publicado em 1953, o livro recria poeticamente os eventos históricos da Inconfidência Mineira, um dos momentos mais marcantes da luta pela independência do Brasil, mas tudo isso me passou meio batido. 

Reler um livro, no entanto, pode ser uma ótima aventura. Reli os versos que marcam à vida de personagens históricos, como Tiradentes, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa. Uma coisa muito perceptível nessa releitura foi a forma como existem muitos elementos da tradição que se integram aos versos de Cecília, o que torna essa leitura uma obra que merece ser declamada e lida em voz alta. 

Esse livro realmente é uma união dos diversos momentos da Inconfidência Mineira: as esperanças e aspirações dos conspiradores, a traição, a luta pela liberdade e a trágica execução de Tiradentes. Meireles utiliza uma linguagem que mescla metáforas e simbolismos para capturar a essência dos acontecimentos e transmitir as complexidades do período.

o romance de Meireles vai além do patamar histórico, e acho que foi isso que mais me incitou a continuar a leitura.  Existe um certo exercício sobre as questões de justiça, liberdade e identidade nacional que ainda ressoam nos dias de hoje, o que torna a leitura muito atual! 

Com tudo isso dito, acho que a leitura voluntária e curiosa desse livro torna-se uma experiência muito boa de ser feita! Através de sua prosa poética e sua profunda compreensão da condição humana, Cecília Meireles reflete e presta homenagem à coragem dos inconfidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EUDAIMONIA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler "Eudaimonia: de palhaço cruel a paixões políticas...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!