6 de agosto de 2024

RESENHA: TEM WI-FI?

 



Organizadores:  Vanessa Silla
Editora: Dialética
Páginas: 188
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Neste ensaio reflexivo, a autora explora as questões éticas e ponderações em relação às novas inteligências artificiais. Apresentado como parte de sua tese de doutorado em Escrita Criativa, o texto combina o processo criativo com o romance "Laila", revelando a fascinação pela criação de personagens e a importância da alma humana na escrita. Uma reflexão profunda sobre o impacto da tecnologia na arte e na literatura.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Tem Wi-Fi?: o impacto da tecnologia na literatura, lançado pela editora Dialética. O livro é de autoria de Vanessa Silla e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


Em "Tem Wi-Fi?: o impacto da tecnologia na literatura", Vanessa Silla faz uma análise de como a tecnologia digital molda a literatura. Vanessa, que estuda e trabalha com escrita criativa, escreve a partir de um estilo ensaístico, valendo-se de suas próprias experiências pessoais e reflexões sobre a influência das novas mídias na escrita e na leitura associada a muito estudo e pesquisa que precisou fazer para seu doutorado.
 
"Criar personagens, posso dizer, sem dúvida, é o que mais gosto de fazer. A história me encanta, a imaginação fervilha na mente de quem ama escrever. O resto é coisa de ferramentas tecnológicas que nunca terão a matéria-prima humana que permita a escrita – a alma.."


 


Seu estudo começa por observar como a internet e os dispositivos digitais influenciam a nossa relação com os textos, principalmente com o enorme avanço da Inteligência Artificial. Um dos maiores questionamentos (e mais pertinentes para mim) é se a forma digital de leitura prejudica a qualidade da literatura e se podemos preservar a essência dos escritos antigos sem comprometer as novas possibilidades apresentadas pela tecnologia. 

Vanessa compartilha sua experiência tecnológica e explica que é um desafio constante acompanhar as mudanças tecnológicas. Ela afirma que a conectividade constante influencia a produção literária, resultando em vantagens e desvantagens. E, acima de tudo, que é crucial equilibrar o uso da tecnologia com a preservação da qualidade e profundidade literária. 


De acordo com algumas estimativas, as tecnologias de IA têm crescido 300% ao ano desde 2013. Em 2035, estima-se que irão aumentar a produtividade da civilização em 40%. Para onde irá o escritor nesta progressão? Continuaremos a exercitar nossas habilidades criativas da mesma maneira? 
 
Vanessa fala sobre como a tecnologia pode ser uma grande fonte de inspiração e desafiar os escritores e principalmente como tudo isso traz uma nova dimensão à experiência de leitura do leitor, claro que sempre dosando os desafios de manter a qualidade literária num mundo digital.

Plataformas digitais como o Wattpad estão mudando a forma como as pessoas consomem informações e contam histórias justamente por trazer acessibilidade e da democratização da publicação, mas também gosta dos desafios de se destacar em um mercado saturado. Tudo isso é levado em consideração em seu estudo de uma forma fácil e gostosa de ser lida!


A ascensão dos e-books, audiolivros, literatura interativa são outros tópicos que a autora aborda, e o panorama que a autora faz realmente é completo e muito interessante para aqueles que, como eu, amam ler e amam a literatura. 

Vanessa nos incentiva a reconsiderar nossos hábitos de leitura e escrita e a abraçar os avanços tecnológicos, ao mesmo tempo que permanecemos fiéis ao nosso amor pela literatura. Então assim... Na minha opinião esse livro se torna uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em compreender a complexidade e o potencial da literatura na era digital.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EUDAIMONIA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler "Eudaimonia: de palhaço cruel a paixões políticas...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!