Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Contos & Crônicas, de José Victor do Lago.
"Nunca escrevi, sou apenas um tradutor de silêncios" − Mia Couto. Quando li os contos de José Victor do Lago pela primeira vez, esta frase me veio à mente. Entretanto, há uma diferença entre os autores: Mia Couto é um tradutor de silêncios e José Victor é um tradutor de sentimentos que reverberam na alma e fazem barulho.Os causos, contados de maneira tão genuína pelo autor, levam-nos por caminhos incríveis, repletos de personagens intensos que habitam em suas memórias e nos permitem conhecer espaços nunca antes imaginados. Que surpresa a minha quando me peguei construindo imagens, delineando paisagens e viajando nesses contos como se também eu fizesse parte de cada um deles.As narrativas de José Victor chegam ao papel com fluidez, ora nos trazem palavras suaves, ora falam de amor, ora se tornam ácidas, picantes e surpreendentes.Excelente viagem a você, leitor!
Vamos ao post, mas antes: Compre o livro clicando aqui
1. A leveza da escrita crítica
Se você curte crônicas, vai adorar como José Victor trabalha uma escrita crítica! Com aquele toque de humor e leveza que tornam a leitura prazerosa e acessível. Ele consegue abordar temas cotidianos e universais com uma entre perspectiva do gênero que prende qualquer leitor – inclusive para quem não é fã do mesmo – desde a primeira crônica até a última (e são várias, pode ir tranquilo!)
2. Diversidade temática
O livro divide-se em três partes que mostram três facetas: Viagens na Imaginação, Contos de Minas e Reflexões Pessoais. Cada parte tem um conjunto de história que remetem a um diferente estilo de escrita do próprio autor (mostrando sua versatilidade)!. Além disso, os contos possuem uma variação que oscila de aventuras imaginativas a reflexões profundas sobre a vida. A diversidade sistemática é garantia de que haverá algo que pesque sua atenção.
3. O poder das pequenas narrativas
Os contos e crônicas curtos tornam a leitura uma experiência deliciosa e flexível. Você pode ler um ou dois textos sempre que tiver alguns minutos livres, ou pode tornar uma sessão e grifar várias histórias de uma só vez. A antologia é apresentada de forma a deixar o leitor entrar e sair do universo de José Victor de forma fácil e rápida, sem perder a essência das histórias.
E aí, ficou curioso? Comece agora mesmo a ler esse livro maravilhoso!