Autor(a): Lenita B. Carneiro
Editora: Novo Século
Páginas: 192
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.
Um misterioso acidente marca o início de aparições fantasmagóricas em série na encantadora e peculiar região serrana. Os espectros de um casal jovem, de tenebrosa e magnífica aparência, fascinam os visitantes e induzem os moradores do vilarejo e seus defensores a suspeitarem de uma nova infestação. A entidade obscura e corrompida que habita as entranhas da Fazenda Cardoso está mais uma vez ativa, repleta de ousadia, artimanhas e anseios de vingança. Sondados por criaturas malignas e noturnas, os supersticiosos habitantes de Remanso vão enfrentar conflitos inumanos e extraterrestres, a fim de vencer o tormento de forças infernais. Sob o purpúreo entardecer que envolve as densas florestas do lugar, os limites do intercâmbio entre vivos e mortos serão desafiados até as últimas consequências.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Remanso do horror — O casal espectral lançado pela editora Novo Século. O livro é de autoria de L. B. Carneiro e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
"Ele jogou o carro! O desgraçado jogou o carro comigo dentro!"
Três anos após os eventos do primeiro livro (caso você não tenha lido, tem resenha dele aqui no Porão Literário), voltamos à sinistra Fazenda Cardoso, em Remanso. A cidade, que já era famosa por suas lendas e mistérios, agora se vê aterrorizada por novos fenômenos sobrenaturais após o carro ser encontrado nas margens do Rio das Dores com duas vítimas.
Com circunstâncias macabras envolvendo toda a situação, como suposto suicídio do homem que estava no volante; logo o caso ficou conhecido como o Casal Espectral, cujas aparições macabras e violentas tornam-se o centro das atenções e acaba despertando uma força maligna que ameaça não só o vilarejo, mas a própria sanidade dos que se atrevem a enfrentá-los.
O grupo dos Quatro do Remanso retorna mais uma vez, Felipe, Anderson, Heloísa e Eduardo estão agora mais preparados, mas também mais vulneráveis diante das forças que enfrentam (e que, claro, estão muito mais perigosas do que no primeiro livro!). A coragem deles é posta à prova enquanto tentam impedir que a cidade seja consumida por essa nova onda de terror. Mas será que eles estão prontos para o que vem pela frente?
Lenita pega tudo o que deu certo no primeiro livro da série do Remanso e amplia nesse segundo volume. O que mais me surpreendeu em "O Casal Espectral" foi a forma como a autora consegue variar entre o horror cósmico e a investigação policial feita naquele pequeno lugar. Isso porque as aparições do casal é apenas o começo de uma série de coisas estranhas como desaparecimentos, supostas possessões e etc. (Inclusive, alguns capítulos construídos sobre o ponto de vista do personagem Matheus são bem tensos!)
Tanto a família Mendonça quanto a Monteiro também são mais exploradas nesse livro, principalmente por conta da quantidade de personagens novos que aparecem na narrativa. Por mais que sejam vários, não acho que a história fica confusa em nenhum momento. Mesmo com a trama correndo em ritmo acelerado, é impossível não se apegar ao grupo principal.
Se você curte Lovecraft e Stephen King, vai se sentir em casa com essa narrativa. A atmosfera de Remanso, com suas cachoeiras misteriosas e trilhas sombrias, ganha ainda mais vida com a escrita detalhada de Lenita! E sim, essa edição está ainda mais bela do que a primeira, pois contém várias artes que nos fazem mergulhar nessa pacata (e sangrenta) sociedade. Eu amei!