Organizadores: Hugo Bessa
Editora: Independente
Páginas: 205
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.
Depois de morar por 20 anos na Argentina, Danilo volta ao Brasil disposto a vivenciar o amor que nutre desde a adolescência por Edu. Ele já tem pronto todo o roteiro de uma nova vida a dois para ser colocado em prática, e só se esqueceu de compartilhar com a outra parte interessada. Bem... talvez, não tão interessada assim. Da mesma forma que um cão desobediente e teimoso, Danilo não sabe aceitar um ‘não’. Determinado a ter a vida que sempre sonhou, ele é capaz de manipular o destino a seu favor. Para isso, fareja lixos, invade uma casa, persegue possíveis concorrentes e até arruma (de um jeito bem exótico) um animal de estimação, o cachorro Torresmo, mesmo o preferindo bem distante. A verdade é que, para conquistar Edu, Danilo é capaz até de latir, e é muito provável que isso aconteça durante a história.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Cão sem dono, lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Hugo Bessa e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Danilo é um cara que, depois de passar 20 anos morando na Argentina, resolve voltar ao Brasil com um único objetivo: viver o grande amor que ele nutre desde o tempo de escola pelo Edu. Até aí, parece até uma história normal de reencontro, né? Isso se não fosse pelo fato de que Danilo já tinha toda uma vida a dois planejada — casa, cachorro, romance perfeito. Só que ele esqueceu um detalhe essencial: ele nunca compartilhou esses planos com o Edu... e, bem, talvez o Edu nem lembre de Danilo!
Só que Danilo não é o tipo de pessoa que aceita um ‘não’ como resposta. Se você acha que ele vai desistir só porque as coisas não estão saindo como ele imaginava, bom... Só digo que ele é mais teimoso que um cão que não quer voltar pra casa depois de um passeio. E, falando em cães, Danilo decide que a solução pra reconquistar Edu é até "adotar" (ou roubar?) um animal de estimação, o Torresmo, um cachorro que ele claramente não gosta tanto, mas que faz parte do plano mirabolante pra ganhar o coração de seu antigo amor.
E esse é apenas o início de um jogo de manipulação e obsessão. Porque Danilo é capaz de invadir uma casa, perseguir possíveis concorrentes e até mesmo planejar um sequestrado para ter a atenção incondicional de Edu, nem que pra isso precise aturar seus dois cães, Tobias e Matias, e seu ex-namorado padrão que guarda alguns segredos.
Bom, pra começar: Danilo é detestável! Muitas vezes quis entrar nessa história e dar um tapa na cara do personagem. Extremamente manipulador, foi uma experiência tê-lo como protagonismo de "Cão sem dono". Mas, ao mesmo tempo, ler essa história foi (em diversos momentos) bem divertida e crua.
Temos alguns capítulos em que Danilo volta nas memórias e tenta justificar o porquê de "amar" tanto de Edu, nesses momentos temos uma perspectiva mais aprofundada da mente do personagem e até onde ele está determinado a ir. Gostei muito disso pois dá mais profundidade ao personagem e em tudo que ele se submete para ter o que tanto deseja.
E acredite, ele vai bem longe! Confesso que alguns momentos senti toda a agonia dos ator de Danilo, principalmente no arco envolvendo o ex namorado de Edu, e é nesse momento em que Danilo realmente cruza todas as barreiras e seu papel na trama é totalmente definido.
Enfim, a leitura é intensa e bem diferente do que eu achei que seria quando comecei a ler! Por fim, é bom dizer que a indicação desse livro é pra leitores maiores de dezesseis anos. Dito isso, leiam!