9 de outubro de 2024

RESENHA: DIGA MEU NOME

 


Organizadores: Vânia Calsavara
Editora: Giostri
Páginas: 344
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Nos anos finais do século XVI, Coreia, Japão e China estão em guerra. Os jovens coreanos Hwan Tae-Ri e Ha Nee-Na preparam sua união quando ele é convocado para ir em defesa de seu país. O retorno para sua noiva acontece não muito tempo depois, porém com um desfecho diferente do pretendido. Centenas de anos se passam e o mesmo casal, então Kim Terry e Nina Trindade, retorna à existência Terrena, agora em países distantes e culturalmente diferentes. Estas duas vidas se entrelaçam há diversas existências. São velhas companheiras e verdadeiramente apaixonadas, mas nunca conseguiram, de fato, viver a plenitude do amor enquanto encarnados. Mais uma vez são colocados à prova e somente a eles cabe a escolha que permitirá, ou não, o reencontro.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Diga meu nome, lançado pela editora Giostri. O livro é de autoria de Vânia Calsavara e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


No final do século XVI, Hwan Tae-Ri e Ha Nee-Na, dois jovens coreanos apaixonados, estão prestes a se casar. No entanto, Tae-Ri é convocado para a guerra que ficou conhecida como Guerra-Imjin. O destino intervém e Tae-Ri acaba não sobrevivendo ao confronto.  Esse poderia ser o fim de uma provável história de amor, se não fosse... 

Vários séculos depois, suas almas reencarnam em novas vidas. Nina Trindade, uma médica que mora no Rio de Janeiro, decide tirar férias pela primeira vez após se formar. Desde muito nova, a garota tem sonhos recorrentes com um guerreiro coreano, mesmo sem saber ao certo quem ele é. 


É envolta neste sentimento que Nina nunca se apaixonou por outra pessoa. Portanto, o destino de sua viagem não poderia ser diferente: Seul. Acompanhada de sua amiga Chiara, que irá fazer um curso de dois meses na cidade, Nina parte para o outro lado do mundo. 

Assim que desembarca em Seul, Nina se sente mal e é socorrida pelo Dr. Kim Terry. No momento em que o vê, ela o reconhece de imediato como o guerreiro que sonhou por toda a vida. Esse reencontro traz à tona o desafio de reviver um amor que atravessou várias encarnações e que, mais uma vez, será posto à prova. Juntos, eles precisam enfrentar os desafios que surgem para finalmente concretizar o amor que os conectou ao longo dos séculos.

Gente, que história linda! Pra começar, não sou muito fã de histórias românticas! Não sei, simplesmente não tenho o hábito de ler, por isso "Diga meu nome" foi uma surpresa e tanto! Além da história ser repleta de momentos lindos, a escrita da Vânia é muito gostosa de ir acompanhando. 


Começando pelo casal protagonista, é impossível não se ver torcendo por Terry e Nina em toda a narrativa. O encontro entre os dois não demora muito a acontecer e a ligação entre ambos é imediata, como fogo em um palheiro. O que conduz a narrativa a partir desse ponto é a ligação deles com o que lemos nos primeiros capítulos: a história de Hwan Tae-Ri e Ha Nee-Na. 

Eu gostei muito da forma como a autora interliga esses dois núcleos e cria uma espécie de romance que transcende a temporalidade; seus espíritos são apaixonados um pelo outro e a autora consegue transmitir isso muito bem em sua narrativa. 

Além disso, uma coisa que eu gostei muito foi que a Vânia fez uma playlist com diversas músicas para o livro, e em vários momentos da leitura existe referência as músicas e também trechos para colocarmos uma delas em específico para ler a cena! Esse tipo de ambientação nos ajuda a mergulhar a fundo na história de "Diga meu nome" e o resultado não poderia ser melhor. 


Ambientação é a palavra chave. Seul se mantém viva nas páginas do romance. A autora consegue trazer muito do vocabulário, cultura e costumes coreanos em sua história de uma forma leve, divertida e muito empolgante de se ler. 

Enfim, eu amei! Fica minha indicação para quem quer se aventurar em um romance e não sabe qual livro escolher! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: O GRANDE DURANTE

  Organizadores:   Alan Moore  Editora:  Aleph Páginas:  384 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Na Londres desmaze...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!