17 de novembro de 2024

RESENHA: ESPAÇO PROFUNDO E OUTRAS HISTÓRIAS

 


Organizadores:  Maurizio Ruzzi
Editora: Skull
Páginas: 190
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Esse livro traz três histórias onde fazer ciência está sob os holofotes. Cada uma delas tenta mostrar um ângulo diferente desse universo, com o cuidado – e o respeito – que a ciência merece.“Mar Morto” tem como pano de fundo um projeto científico que tenta resolver um problema prático, que por sua natureza deve ser tratado de maneira multidisciplinar, colocando no mesmo palco cientistas de formações e inclinações bastante diferentes, lidando com suas próprias descobertas – e suas consequências.“Espaço Profundo” mostra a relação de um cientista com seu próprio tema de pesquisa como uma relação humana, um casamento com suas fases de paixão e esfriamento, dentro do grande e imprevisível mundo entrelaçado da pesquisa científica.“Herodes Enfurecido” mostra um esforço desesperado de autopreservação da espécie humana, em uma situação limite, que exige suas escolhas.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Espaço Profundo e Outras Histórias, lançado pela editora Skull. O livro é de autoria de Maurizio Ruzzi e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.   

A ficção científica é palco para três contos que trazem à tona questões profundas sobre a prática científica e suas ramificações no mundo real. Cada conto é independente e pode ser lido na ordem de preferência, mas recomendo muito seguir a ordem estabelecida pelo autor e deixar "Herodes Enloquecido" por último. Mas enfim, vamos a uma breve sinopse dessas histórias: 


No primeiro conto, intitulado "Mar Morto", o enredo mergulha no impacto de uma descoberta revolucionária, levando o cientista Lucas Binder e demais pesquisadores a confrontarem as repercussões éticas de suas ações, afinal a descoberta que a equipe tem em mãos pode mudar a história da humanidade, mas pra melhor ou pior?  

Eu amei como essa reflexão se estende por toda sua narrativa em um eterno debate filosófico sobre o conhecimento como arma! O conto nos convida a questionar sobre até onde a ciência deve ir e como essas descobertas podem transformar nossa existência.



"Espaço Profundo", por sua vez, oferece um olhar íntimo sobre a jornada dos pesquisadores em seus campos de estudo, em um "casamento" com seus temas de pesquisa que alterna entre paixão e desgaste. O conto nos lembra como, em meio à complexidade das investigações científicas, a simplicidade e a admiração pelo conhecimento muitas vezes ficam esquecidas. É um lembrete poético sobre o equilíbrio entre a obsessão pela pesquisa e as pequenas maravilhas da ciência.

Esse é o menor conto presente na antologia e, sem dúvidas, o mais melancólico (e belo) de todos eles. Acompanhamos esse cientista em um momento muito único e muito reflexivo de sua carreira e vida; todas suas reflexões são compartilhadas conosco — e eu amei muito esse fator. 



O conto que fecha o livro se chama "Herodes Enfurecido", se passa em um mundo apocalíptico. Aqui, conhecemos Maria e Celeste, duas personagens que estão em um projeto que tem como intuito salvar o que restou da humanidade. A forma como esse projeto opera, no entanto, demonstra até que ponto um grupo de seres humanos pode chegar para tentar garantir sua sobrevivência. 

Com certeza é o conto mais visceral e que mais me impactou em todo o livro! A frase final te deixa com um gosto amargo na boca, pude relacionar a leitura desse conto ao famoso livro de Margaret Atwood, "O Conto da Aia". Por favor, leiam!

Os três contos são impecáveis em sua abordagem e nos oferece panoramas diferentes a respeito do fazer científico, literário e também da nossa própria natureza humana! Regado de filosofia e discussão de temáticas importantes, gostei muito da forma como Maurizio consegue trazer tantos elementos diferentes para sua ficção, que soa muito contemporânea e autoral. 

Por favor, leiam! 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EUDAIMONIA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler "Eudaimonia: de palhaço cruel a paixões políticas...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!