6 de novembro de 2024

RESENHA: ONDE REPOUSAM AS MENTIRAS

 


Organizadores: Faridah Àbíké-Íyímídé
Editora: Plataforma 21
Páginas: 512
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Sade Hussein vai iniciar o penúltimo ano do ensino médio na prestigiada Academia Alfred Nobel. A garota, que até então teve educação domiciliar, está decidida a ter um recomeço. Os infortúnios da vida não são estranhos a Sade, mas nem ela poderia prever o desaparecimento de sua colega de quarto, Elizabeth, logo após sua chegada. Muito menos que seus colegas passariam a suspeitar dela. Em meio aos acontecimentos, Sade chama a atenção de um trio de garotas populares, conhecido por Profaníssima Trindade, e passa a fazer parte de seu séquito. Entre aprender mais sobre elas – especialmente Persephone, por quem Sade se sente inexplicavelmente atraída – e tentar recuperar o atraso nos estudos, Sade já tem muito o que fazer. E, quando parece que as pessoas não se importam o suficiente com o que aconteceu com a aluna desaparecida, cabe a Sade e ao melhor amigo de Elizabeth, Baz, investigar. E então um estudante é encontrado morto. Enquanto Sade e Baz continuam tentando descobrir o que está acontecendo, a garota percebe que há mais segredos na Academia Alfred Nobel do que ela imaginava… Segredos tão perturbadores quanto os que ela própria mantém. Nesta aguardada obra de Faridah Àbíké-Íyímídé, a autora retoma sua voz afiada que a consagrou em Ás de espadas, apontada diretamente para as fissuras da sociedade numa nova narrativa de suspense inquietante com reviravoltas de tirar o fôlego.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Onde repousam as mentiras, lançado pela editora Plataforma 21. O livro é de autoria de Faridah Àbíké-Íyímídé e a resenha foi escrita por Caroline Gomes.     

Sade Hussein é uma jovem que enfrenta o desafio de um recomeço ao ingressar na prestigiada Academia Alfred Nobel. Vindo de um ambiente de educação domiciliar, Sade está em busca de se reinventar, mas tudo muda quando sua colega de quarto, Elizabeth, desaparece misteriosamente logo após sua chegada. E para piorar, os outros alunos começam a suspeitar que foi Sade a culpada pelo desaparecimento.

E, bem... O sumiço de Elizabeth não é o único problema. Sade chama a atenção de um grupo conhecido como a Profaníssima Trindade, formado por três garotas populares e, entre elas, Persephone. O dilema Sade só cresce enquanto ela tenta conciliar a pressão acadêmica, sua nova amizade com o trio e o mistério que ronda a escola. 

A busca de Sade por respostas, juntamente com Baz, o melhor amigo de Elizabeth, acaba revelando que a Academia Alfred Nobel esconde segredos muito maiores e mais sombrios do que eles imaginavam. Em meio a tudo isso, Sade também luta com suas próprias questões. 

Faridah, EU TE AMO ETERNAMENTE. Esse é o segundo livro da autora e depois do ótimo Às de espadas, eu esperava uma história que me envolvesse tanto quanto a primeira história da autora. Bem, "Onde repousam as mentiras" ainda trás essa vibe dark academia que eu tanto amo, dessa vez de uma forma mais brutal! 

Um dos pontos fortes de "Onde repousam as mentiras" é a construção do suspense. Àbíké-Íyímídé nos guia por uma investigação cheia de tensão e com algumas cartas na manga (uma leve referência ao livro anterior da queen). E claro que ela faz um excelente trabalho ao explorar temas como poder, hierarquias sociais e segredos pessoais, tudo envolto numa leitura que flui muito bem em suas quinhentas páginas. 

E ah, os personagens dessa história são igualmente hipnotizantes e suspeitos. Inclusive, dessa vez Faridah colocou um personagem brasileiro na história, o Basil dos Santos, e eu AMEI! A autora sabe que a gente aqui do Brasil amou suas histórias e prestou homagem da melhor maneira possível. 

 
Enfim! O livro é uma ótima pedida para quem gosta de um suspense bem elaborado, cheio de camadas, com uma protagonista que é complexa, falha, mas extremamente real. Além disso, o cenário acadêmico e as dinâmicas sociais no internato trazem uma vibe de dark academia, que mistura mistério, segredos e o ambiente competitivo de uma escola de elite. Então fica a indicação!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EUDAIMONIA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler "Eudaimonia: de palhaço cruel a paixões políticas...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!