6 de dezembro de 2024

RESENHA: NO HORIZONTE DA ESCURIDÃO MAIS PROFUNDA

 


Organizadores: Marco Ratio 
Editora:  Independente
Páginas:  332
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

No horizonte da escuridão mais profunda, de Marco Ratio, é uma coletânea de contos que mistura ficção científica e horror cósmico em uma narrativa interligada e perturbadora. Explorando os limites da mente humana e os mistérios do cosmos, o livro nos leva por histórias de seres enigmáticos, experiências transformadoras e realidades distorcidas. Cada conto revela fragmentos de um universo vasto e interconectado, onde a insignificância da existência humana diante da imensidão do desconhecido desafia as concepções de realidade, sanidade e moralidade. Ao confrontar personagens com suas maiores vulnerabilidades, a obra se torna uma reflexão inquietante sobre os abismos internos e externos que habitam o universo.Os leitores serão arrastados para um turbilhão de emoções e ideias enquanto descobrem que, no horizonte da escuridão mais profunda, não há salvação — apenas a consciência de nossa fragilidade diante do infinito.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro No horizonte da escuridão mais profunda; lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Marco Ratio e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  


A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a promessa de contos interligados sendo que a ficção científica e horror cósmico são os verdadeiros protagonistas! Sempre gostei de histórias que desafiam nossa compreensão do mundo — e, aqui, Marco Ratio entrega exatamente isso, em uma coletânea que provoca tanto fascínio quanto inquietação.  

O livro é composto por contos que, à primeira vista, podem parecer independentes, mas que se entrelaçam sutilmente, tanto é que só fui perceber a conexão depois de ter lido alguns deles! É como se cada história fosse uma peça de um quebra-cabeça que, ao se completar, revela algo perturbador, grandioso e que te deixa meio chocado. 

Começamos no ano de 2026 com “Felicidade”.  Aqui, Ratio abandona as paisagens cósmicas para mergulhar no terror íntimo de Laura, uma mulher devastada pela depressão e que, após um tempo no hospital, começa a injetar um tratamento desenvolvido por uma Inteligência Artificial que garante a felicidade de seu paciente. Os efeitos colaterais, no entanto, são um pouco... estranhos demais. 


Confesso que eu AMEI esse primeiro conto, já nos ambienta em uma história que brinca com o futuro da medicina e com a psiquê de uma personagem instável! 

"Fragmentos da Escuridão" se passa em 2081 e foi ali que eu comecei a ver que tudo realmente está interligando! Aqui acompanhamos Juliano, um cadete da polícia com 27 anos que, em um acidente, acabou atirando em uma pessoa que estava com uma arma falsa em uma operação. Nisso, Juliano é colocado para investigar gravações e, e delas, o sistema de inteligência acaba  identificando que o rosto de uma criança na cena é de uma pessoa desaparecida há mais de 50 anos.
 
Um outro que gostei muito se chama “Aquele que Traz a Escuridão”, que nos apresenta o ano de 2150 em um mundo onde avanços tecnológicos convivem com desigualdade extrema. A história narra a luta de Maicon para salvar a irmã de um culto misterioso, liderado pelo enigmático Arauto. A história mescla crítica social, horror cósmico e uma narrativa sobre sacrifício e desespero! 

As história são múltiplas: Em "Caminhantes do Vazio", acompanhamos o professor Edmund Mora, que investiga o desaparecimento da Profa. Bárbara Romero em um planeta distante, encontrando uma seita misteriosa que desafia os limites entre ciência e fé. Já em "Anomalias", a colônia ilegal liderada por Minerva em um planeta inóspito enfrenta fenômenos inexplicáveis e forças além da compreensão humana, colocando todos à beira da loucura. 

Já "O Som da Escuridão" narra a jornada de Rafael Dumond, um detetive aposentado que revisita um caso antigo envolvendo um massacre científico e descobre segredos terríveis sobre um buraco negro, em uma trama que questiona os limites da sanidade e da busca pelo conhecimento... Enfim, temos um banquete de narrativas e acredite, é uma mais viciante que a outra!


Marco Ratio tem um talento raro para criar atmosferas opressivas e personagens que permanecem com a gente por muuuito tempo. Sua escrita é detalhista sem ser cansativa, e o modo como ele conecta os contos torna a leitura ainda mais imersiva.  

Se você é fã de ficção científica com um toque de horror cósmico — e aprecia histórias que desafiam sua percepção de realidade —, No Horizonte da Escuridão Mais Profunda é leitura obrigatória. Marco Ratio construiu um universo que vai te deixar olhando para o vazio com mais perguntas do que respostas.  
  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EUDAIMONIA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler "Eudaimonia: de palhaço cruel a paixões políticas...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!