18 de dezembro de 2024

RESENHA: QUARENTENA — CONTOS ISOLADOS

 


Organizadores:  Maurizio Ruzzi
Editora: Skull
Páginas: 184
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Tantas vezes foi dito que a ficção imita a vida, e também que a vida imita a ficção. Quem imita quem? É tão difícil responder essa pergunta como é responder quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? A vida sempre cria novas situações, aparentemente impossíveis e impensáveis. Mas quanto disso é consequência da ação de pessoas que, sabendo ou não, agem sob o efeito da literatura? Porque a maneira como elas veem o mundo ? a própria estrutura de suas ideias ? veio da literatura, como a história do lobo mau que viram quando criança e o filme de ficção que recentemente as deixou boquiabertas no cinema (ou na Netflix!). Esse ciclo corre solto, sem parar, vida e ficção, ovo e galinha, um nascendo do outro, eternamente. Quarentena Contos Isolados é um novo elo nesse ciclo, 13 contos inéditos que conversam com a ficção científica e a crônica, surgidos assim que a vida acabou de fazer uma curva inesperada. ...Só que nós não contamos com a capacidade que as pessoas têm de corromper as coisas. As pessoas corrompem tudo, as pessoas corrompem a morte. Diabos, as pessoas corrompem até o capitalismo.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Quarentena — Contos Isolados, lançado pela editora Skull. O livro é de autoria de Maurizio Ruzzi e a resenha foi escrita por Leonardo Santos 


A pandemia trouxe à tona situações que, para muitos, pareciam inimagináveis – e é justamente nesse terreno de estranheza e reflexão que os 13 contos de Quarentena: Contos Isolados se destacam. O livro une o impacto do real ao imaginário da ficção que aqui se manifestam como crônicas, criando histórias que flertam com o insólito, o perturbador e o profundamente humano. 


Esse é o segundo livro que leio de Maurizio! Além de "Espaço Profundo", livro que traz três contos de ficção científica, agora mergulho nessas treze vivências que, em muito, podem ser reconhecidas por nós. Pelo fato de ter mais histórias, elas acabam por ser bem menores do que as do primeiro livro, mas igualmente inquietantes.  

Isso porque a potência de "Quarentena — Contos Isolados" está na capacidade do autor de captar, com precisão inquietante, os eventos e emoções que marcaram esse período que todos nós vivemos. São narrativas que refletem a proximidade sufocante da convivência forçada, os medos irracionais – ou não – da contaminação, e até a incredulidade de quem negava a gravidade do momento, tudo isso nós vimos nas conversas com familiares e jornais, mas ver na literatura faz tudo ganhar um novo parâmetro. 



 Porém, mais do que narrar os eventos, essas crônicas revelam como as pessoas se reinventam, se adaptam e, por vezes, corrompem até mesmo aquilo que parecia ser o limite – seja ele moral, emocional ou prático.  Seja do instinto mais simples, como a fome no conto "Bicho", ou então um último desejo muito estranho como o de pedir para o familiar comprar o máximo de caixões possíveis, visto que ele poderá ganhar muito dinheiro com as potenciais mortes tragas pela pandemia, tema da crônica "Floripônia". 


Conversas constrangedoras em elevadores parados, discussões em táxis... Maurizio vê tudo isso e atribuí uma nova camada de compreensão a situações tão banais; além de, é claro, aplicar uma boa dose de ironia e sarcasmo, elementos típicos de uma boa crônica.

"Quarentena: Contos Isolados" é uma crônica do extraordinário nascido do ordinário. Um livro que nos lembra que, mesmo em tempos caóticos, a literatura e a vida continuarão a imitar uma à outra – e, nesse ciclo sem fim, encontrar novas formas de nos desafiar e assombrar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: AQUI NÃO PODE ACONTECER

  Organizadores:   Sinclair Lewis Editora: Martin Claret Páginas: 565 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Em Aqui N...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!