10 de janeiro de 2025

RESENHA: NAS TRINCHEIRAS DA ALEGRIA

 


Organizadores:  Amanda Mota
Editora: Appris
Páginas: 117
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

 "Uma festa no meio do ano... No interior do Brasil, do calendário, da noite, das lembranças e emoções. O livro de Amanda Mota é um testemunho e um convite ao aconchego, à intimidade, mais de sorrisos fartos que de risadas. Comidas e licores para os vizinhos, parentes e amigos que chegam às vezes de longe, gratificação generosa de uma doce espera...". (Milton Moura – historiador) "A cultura multisensorial dos festejos juninos na Bahia é narrada de forma envolvente nesta obra.  

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Nas Trincheiras da Alegria, lançado pela editora  Appris. O livro é de autoria de Amanda Mota e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.   


A Bahia em junho é sinônimo de festa, tradição e memória. É justamente nesse contexto que o livro Nas Trincheiras da Alegria nos convida a mergulhar. Para quem, assim como eu, nunca viveu um autêntico São João baiano, a obra de Amanda Mota é uma viagem multisensorial que vai além das cores, sons e sabores. Para mim, a leitura despertou lembranças doces das festas juninas da minha infância e, ao mesmo tempo, trouxe uma nova perspectiva sobre a riqueza cultural dessa celebração tão emblemática.


Amanda percorre algumas das cidades mais icônicas da Bahia durante o mês de junho – Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, Juazeiro, entre outras – para registrar não apenas os festejos em si, mas o significado que eles carregam. Com uma narrativa cheia de sensibilidade, ela nos leva aos bastidores dessa tradição, explorando as histórias e os personagens que fazem o São João acontecer. 

Mas o que faz Nas Trincheiras da Alegria ser uma leitura tão envolvente? Para mim, é a forma como Amanda une a pesquisa jornalística com uma escrita acolhedora. Apesar de ser jornalista com 20 anos de experiência, ela consegue escapar daquele tom impessoal, entregando um livro que é, ao mesmo tempo, um documento e uma celebração. A obra também dialoga com temas relevantes, como a preservação da cultura popular e os desafios em manter vivas tradições diante das mudanças culturais e sociais.


Além de retratar os sons do forró e as comidas típicas, Amanda captura a essência afetiva dos festejos juninos. São celebrações de pertencimento, comunidade e memória. Você sente que o São João, mais do que uma festa, é um modo de conectar passado e presente, entre gerações e entre histórias individuais e coletivas.

A edição está fantástica e aqui conseguimos ver o trabalho documental de Amanda! Além da parte de análise e pesquisa, a autora se preocupou em tirar diversas fotos que estão catalogadas nas páginas do livro. A editora fez um ótimo trabalho na impressão, deixando todas as imagens bem vívidas e a imersão se torna quase que completa! 


Para quem ama cultura popular, Nas Trincheiras da Alegria é leitura obrigatória. E se você ainda não conhece a magia do São João, é bem capaz de terminar o livro com uma vontade insana de planejar sua viagem para a Bahia no próximo junho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: ALMA DE PAPEL

  Organizadores: Alexandre Loureiro Abreu  Editora: Dialética Páginas: 40 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Este ...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!