Organizadores: Rodrigo Fernandes
Editora: Arcadia
Páginas: 585
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.
Após uma evocação quase fatal aos deuses da Magia, os dons de Marine Talbott foram misteriosamente despertados e com isso um passado escuro trilhado por farsas começará a emergir, transportando-a para uma realidade que sempre sonhara, a qual revelará impiedosamente sua real e enigmática natureza. Descobertas avassaladoras, teorias conspiratórias e embates sangrentos surgirão incisivamente e não restará tempo para anestesiar fatos, pois mentiras e verdades se confrontarão, entrelaçando a jovem em algo que jamais ousou imaginar; ser a peça central de uma guerra fria entre a Igreja católica e uma Sociedade Secreta secular interligadas por um Acordo que poupou vidas, porém sentenciou almas.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Elementais: Labirinto de Fogo, lançado pela editora Arcadia. O livro é de autoria de Rodrigo Fernandes e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Desde pequena, Marine foi fascinada pelo mundo da magia, um interesse herdado de seu pai, que lhe deixou um acervo impressionante de livros sobre o assunto. Após sua morte, Marine manteve sua obsessão pelos mistérios do oculto, compartilhando essa paixão com sua melhor amiga que conhece na faculdade, Susan. Juntas, as duas estudam feitiços, rituais e teorias que desafiam a compreensão da realidade.
Mas tudo muda quando Susan decide ir além das páginas e dos estudos para realizar um ritual na floresta para provar, de uma vez por todas, se a magia é real. Marine chega exatamente no momento em que sua amiga conclui o feitiço – e então, um raio cai dos céus, atingindo Marine em cheio.
Esse evento desencadeia mudanças inexplicáveis nela, despertando dons que estavam adormecidos e abrindo as portas para um passado misterioso que ela nunca imaginou ter. Além de que, a partir desse ritual, ambas sentem que uma entidade foi liberta.
Ao descobrirem que são bruxas cuja essência está associada ao elemento água, ambas partem para a cidade natal de Susan, Ennead, incentivadas por um visitante misterioso que promete esclarecer seus questionamentos. No caminho, no entanto, sofrem um acidente grave. Susan fica hospitalizada, enquanto Marine, cada vez mais envolvida na conspiração que a cerca, descobre que a avó de sua amiga sabe muito mais do que aparenta – e não apenas ela. Um jovem chamado William cruza seu caminho e, junto a ele, Marine passa a perceber que está sendo caçada.
E bem, esse é apenas o começo da história.
Pra começar, "Labirinto de Fogo" é apenas o primeiro livro da série "Elementais", e acredito que Rodrigo Fernandes, o autor desse livro, começou esse universo com o pé direito! Em suas quase seiscentas páginas, fiquei impressionado com a construção do mundo místico localizada em Dublin, na Irlanda. Isso porque o próprio cenário já oferece essa vibe meio mística, e Rodrigo faz questão de utilizar das florestas e mistérios do país como plano de fundo!
Bom, o primeiro ato é bem introdutório, nele conhecemos um pouco da Susan e sua família, assim como Marine, Ben (o padrasto repugnante de Marine) e outras figuras associadas ao que entendemos ser uma Congregação com relações com a igreja. O mistério é o fio condutor da primeira parte, afinal o que realmente aconteceu com o pai de Marine? Qual sua ligação com a magia? Por que ela está sendo caçada?
No segundo ato (o meu preferido), nós temos algumas respostas! Eu simplesmente AMEI conhecer os vários personagens novos que entram nessa parte e, principalmente, saber mais sobre a Congregação dos Sábios Ocultos, assim como todo o processo de elevação de Marina, afinal é ali onde ela finalmente descobre a verdade sobre si mesma. Seu poder, ligado tanto à água quanto ao fogo, é uma raridade que ninguém nunca viu antes.
O que torna essa leitura tão envolvente é a forma como mistérios e conspirações se entrelaçam, envolvendo uma guerra fria entre a Igreja e uma sociedade secreta de longa data. O que está em jogo não é apenas a vida de Marine, mas um acordo antigo que selou o destino de muitos – e que agora ameaça ruir.
Com uma narrativa intensa e repleta de reviravoltas, o livro prende do início ao fim e você mal sente as seiscentas páginas passarem. Claro que o final deixa algumas pontas soltas, mas tudo isso pra ser desenvolvido mais pra frente (lembrando que o segundo volume já está disponível!)