Organizadores: Alexandre Semedo de Oliveira
Editora: Artêra
Páginas: 365
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.
Entre a ponte e a água há sempre alguns instantes. E esses instantes ― os derradeiros da vida ― são os mais importantes de todos. Jorge, advogado rico e bem-sucedido, pressente que morrerá em breve. Desejoso de realizar o sonho de escrever um grande romance, decide, então, comprar uma casa na pequena cidade de Cachoeirinhas, onde imaginava gozar da tranquilidade e da paz necessárias ao seu empreendimento. Porém, ao entrar em sua nova casa, descobre um retrato de Carla, a antiga proprietária, morta ali mesmo alguns anos antes. Ao ver sua imagem, Jorge é arrebatado por ela e passa a ser assombrado por tudo o que lhe diz respeito. Especialmente, por Carolina, a irmã gêmea de Carla, que ainda vive… e que mora na casa ao lado. Ao mesmo tempo, Jorge conhece Ayumi, uma jovem estudante de direito e por quem passa a nutrir um sereno sentimento de amor. Entre a doçura de seus sentimentos por Ayumi e a tormentosa fixação em Carla, ele finalmente começa a escrever seu romance, nele inserindo muito desse conflito atual; e muitos dos fatos narrados no romance, misteriosamente, começam também a se refletir na vida verdadeira.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Entre a ponte e a água, lançado pela editora Artêra. O livro é de autoria de Alexandre Semedo de Oliveira e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
A trama acompanha Jorge, um advogado de São Paulo que decide se mudar para a pacata Cachoeirinhas em busca de um lugar tranquilo para finalmente poder escrever seu livro. Mas sua tentativa de se afastar do caos da cidade grande toma um rumo inesperado quando ele encontra um retrato de Carla, a antiga dona da casa que comprou. O detalhe? Carla está morta, mas sua presença é sentida em cada canto do lugar.
Não demora muito para o retrato se torna uma obsessão a Jorge, e o mistério em torno da vida e da morte de Carla começa a dominar seus pensamentos, principalmente ao saber que a irmã gêmea da antiga inquilina, Carolina, mora na casa ao lado junto ao seu marido, Cândido.
É em um amistoso jantar com Carol e Cândido que Jorge conhece Ayumi, uma estudante de direito que trabalha como cuidadora para o filho do casal. Jorge rapidamente cria uma conexão com Ayumi ao mesmo tempo em que luta para entender o magnetismo com Carla e toda aquela casa. No meio desse turbilhão, Jorge decide trazer todo aquele cenário para sua própria literatura, escrevendo um livro a respeito do que está vivenciando.
O grande trunfo do livro está na construção de atmosfera. Alexandre Semedo de Oliveira cria uma narrativa que já começa com um grande mistério, afinal que tipo de influência Carla ainda tem na casa?
Além de que o cenário da cidade de Cachoeirinhas funciona quase como um personagem à parte, com sua rotina peculiar e seus moradores que parecem saber mais do que dizem. É através deles que conhecemos Chico, filho problemático da falecida Carla, e tantos outros personagens que compõem e narrativa desse livro.
Ao mesmo tempo em que o livro mergulha nesse suspense, também temos um lado mais romântico ponto principalmente com relação a Jorge e Ayumi! Eu gostei muito da forma como Alexandre desenvolve o relacionamento entre esses dois personagens. Acaba sendo um dos pontos altos do livro.
Com relação a antagonismo, nós temos o próprio Chico. Por mais que esse livro tenha uma média de 400 páginas, a história não se torna cansativa pois no meio dela temos uma reviravolta bem interessante envolvendo o filho da falecida Carla.
Além disso, conhecemos também um outro núcleo de personagens em um diferente ponto de vista que varia nos capítulos desse livro. Não falarei muito sobre a história de Luiz aqui, apenas que seus capítulos são tecidos em primeira pessoa e que a conexão que esse núcleo tem com a vida de Jorge e todos de Cachoeirinhas é incrível!
O livro ainda debate temas bem interessantes como a religião, a escrita criativa e também alguns elementos bem interessantes voltados para o sobrenatural ponto para quem gosta de um suspense carregado de drama e romance, esse livro é uma boa pedida.