Organizadores: Fernanda Egger
Editora: Alarde
Páginas: 508
Ano de publicação: 2022
O Anjo da Guarda Daniel luta contra um grande dilema: manter-se fiel a sua missão divina de proteger uma Profetisa do Senhor contra todo o mal e, ao mesmo tempo, manter-se longe da tentação da Gula, despertada pelos poderosos sentimentos humanizados que compartilha com a menina.Clarissa está crescendo e, embora continue tímida, tenta superar os efeitos traumáticos que as premonições imprimem em sua vida emocional. Para isso, ela conta com a ajuda de Anna e Bete, com a amiga Izabel, com as sessões de terapia e as aulas de música. E com o apoio imprescindível de Ângelo, seu suposto amigo imaginário, imutável em sua aparência de oito anos.Em Viciados – 2º volume da Série Imperdoáveis – a história e as angústias do anjo Daniel se tornam mais expressivas, assim como sua batalha interna para evitar tornar-se um anjo condenado ao Inferno. E nos leva a pensar de forma mais efetiva sobre o sentimento do amor e na necessidade que temos de alimentá-lo constantemente.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Viciados, lançado pela editora Alarde. O livro é de autoria de Fernanda Egger e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
E voltamos ao universo de "Imperdoáveis"! Nesta continuação, acompanhamos Daniel, o anjo da guarda que se apresenta com a aparência de um menino de oito anos, e Clarissa, uma jovem profetiza assombrada por premonições que trazem dor e sofrimento. Daniel já foi rebaixado por ter cometido pecados imperdoáveis e, agora, se vê dividido entre cumprir sua missão divina e enfrentar sentimentos humanos tão intensos que o colocam em risco.
Clarissa, por sua vez, amadurece e passa a conviver com o peso de seus dons, descobrindo que o caminho do autoconhecimento não é nada fácil. Depois da última Revelação apresentava a garota (que acabou ficando em choque e completamente estática por alguns dias), crescer com a ideia de que será atormentada por essas visões não será nada fácil.
Ao mesmo tempo em que Daniel, que se apresenta para Clarissa com a forma de Ângelo, percebe que conforme Clarissa cresce e se torna uma adolescente, mais difícil será manter a conexão entre os dois; isso tudo enquanto ele mesmo precisa lutar com esse seu lado humano e seu principal ponto fraco: o desejo de cair em tentação.
Esse é o segundo livro que leio da Fernanda Egger e, aqui em "Viciados", a autora parece mostra o final da infância de Clarissa e também o início de sua adolescência (tempo extremamente conturbado para todos, né?). Para Clarissa, essa fase ganha mais proporção por conta de sua relação com Ângelo, a forma de amigo imaginário que Daniel toma para entrar em contato com a garota no primeiro livro.
Tanto Clarissa quanto Daniel evoluem muito nesse segundo livro! Tanto é que "Viciados" é uma narrativa muito maior do que a primeira com suas quase 500 páginas. Por mais que seja uma leitura mais extensa, não senti que ela carece de ritmo, isso porque seus personagens estão sendo muito bem construídos no decorrer da história.
O final do livro, no entanto, foi meu momento preferido. Isso porque temos uma virada de chave na relação entre esses dois personagens que pode mudar completamente a forma como essa história é apresentada. Acredito que o terceiro livro vai ser bem diferente, principalmente por trazer como a Clarissa que tem maior entendimento sobre si e também mais madura.
Gostei muito da crescente que temos do primeiro para o segundo livro acredito que o terceiro possa ser ainda melhor! Reta ler para saber!