Organizadores: George Ornellas
Editora: Drago Editorial
Páginas: 238
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.
Uma tragédia abala a vida da garota Estela. Ela, antes alegre e cheia de sonhos, tem sua vida transformada após um ato de extrema violência.Com o passar dos anos, totalmente perdida e sem rumo, toma uma decisão que a marcará pelo resto de sua vida.Na busca pela verdade, Estela tentará encontrar algo que lhe foi tirado quando criança, contará com uma nova oportunidade em sua vida.Será que ela terá coragem de fazer a escolha certa?Uma história que fala de sonhos, desilusões, amor e violência, com um enredo cercado de mistérios, segredos e paixões.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A garota: Sonhos e Desilusões, lançado pela editora Drago Editorial. O livro é de autoria de George Ornellas e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Uma história marcada por dor — mas também atenuada pela redenção: Bom, aqui nós conhecemos a trajetória de Estela, uma jovem cuja vida é abruptamente transformada após uma tragédia que lhe rouba não apenas a inocência, mas também qualquer senso de estabilidade.
A história tem início em 1993, na cidade fictícia de Recanto Alegre. Estela, ainda pré-adolescente, sofre um ato de extrema violência perpetrado por alguém próximo à sua família, um evento que marca sua vida de forma irreversível. Diante dessa ruptura brutal, ela é forçada a deixar sua cidade natal e reconstruir sua existência em outro lugar.
Com isso, temos um pequeno salto temporal. Agora estamos na cidade de Riacho de Pedra. Lá, conhecemos Vitor e Heitor, dois amigos que acabam criando uma enorme inimizade por conta de uma garota da qual ambos cobiçam. O destino dos dois, no entanto, mesmo marcado por uma mulher, acaba se conectando a Estela de uma forma única, principalmente quando assassinatos começam a se tornar cada vez mais frequentes na pequena cidade de Riacho de Pedra.
No começo, eu fiquei um tanto incerto de como as três principais partes desse suspense iriam se conectar. Claro, a ligação entre Heitor e Estela é evidente pra todos, mas a forma como George, o autor, iria conectar todos esses núcleos era um fator que estava me preocupado. Bom, fiquem tranquilos! Aqui em "A Garota" tudo acaba se interligando de uma forma super fluída.
Desde cedo, Estela é uma garota extremamente inteligente se que vê presa em um trauma envolvendo seu vizinho, um homem mais velho chamado Henrique. Seu desejo de descobrir a verdade sobre o que lhe foi tirado quando criança impulsiona grande parte dessa história, assim como os personagens Vitor e Heitor, que por sua vez, funcionam como peças fundamentais no desenrolar dessa conexão.
Ornellas trabalha habilmente com o suspense, alternando entre os núcleos para resolver o passado dos personagens. Sua escrita é direta e, muitas vezes, brutal, mas carregada de nuances emocionais, explorando não apenas os eventos que movem o trauma de Estela, mas também os impactos psicológicos que eles provocam.
Ao longo da narrativa, A Garota: Sonhos e Desilusões discute questões como o impacto da violência na identidade, a luta por justiça e o peso das escolhas que moldam a vida de uma pessoa. O livro faz um estudo sobre o trauma e sobre como indivíduos tentam, de diferentes formas, reconstruir suas histórias a partir das cicatrizes que carregam.
Com um enredo bem estruturado e um ritmo que equilibra momentos de introspecção com reviravoltas, A Garota: Sonhos e Desilusões me surpreendeu muito. Vale a leitura!